Sobre o instituto

IPOL – Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística

O IPOL é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos com atuação especializada no campo das políticas linguísticas desde 1999. Os projetos realizados pelo IPOL abarcam o planejamento e a promoção de políticas visando:
a) Promoção e reconhecimento jurídico de Línguas (políticas de cooficialização de línguas minoritárias; políticas para a patrimonialização das Linguas Brasileiras pelo Estado) b) Implantação ou qualificação de Educação Bilíngue, incluindo a Educação
Indígena e a Educação Intercultural de Fronteira; c) Educação Linguística em programas de Formação de Gestores da Educação e de Professores no âmbito do MERCOSUL. d) Educação Linguística em programas de Educação Regular e de Jovens e Adultos; e) Promoção da diversidade linguística nos âmbitos da produção de conhecimentos pelas vias da educação, da cultura, da ciência e da tecnologia;

A atuação do Instituto nessas várias frentes envolve equipes de pesquisadores especializados e se concretiza através das seguintes ações: – Formulação e execução de DIAGNÓSTICOS SOCIOLINGUISTICOS e CENSOS LINGUISTICOS;

  • Assessorias e Consultorias
  • Realização de Oficinas, Cursos, Minicursos e Seminários,
  • Produção de insumos didáticos e político-pedagógicos.

Projetos atuais

O IPOL projetou e executou, entre 2008 e 2011, o Inventário da Língua Guarani Mbyá visando seu registro e reconhecimento como patrimônio cultural imaterial do Brasil. A Língua Guarani Mbya é uma língua indígena falada por cerca de seis mil pessoas que vivem na faixa litorânea do sul e sudeste do Brasil e também na faixa fronteiriça do Brasil com Argentina e Paraguai.

O Inventário abarcou 69 comunidades indígenas em seis Estados da Federação – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Cataria e Rio Grande do Sul. Desde 2008, o IPOL realiza o Levantamento Linguístico da Língua Pomerana no Espírito Santo no município de Santa Maria do Jetibá. O Censo Linguístico objetiva levantar dados sobre a circulação das línguas existentes no município, especialmente da pomerana, a qual se estima que seja falada pela ampla maioria dos habitantes. A língua pomerana é oficial nesse município desde 2009. Outro trabalho de levantamento, mas com vistas a um produto em áudio-visual, foi o projeto Fronteira das Relações: entre línguas e culturas (apoio CNPq), em fase de finalização. Nesse trabalho, registrou-se e analisou-se a dinâmica plurilíngue da fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, com pesquisa nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este, respectivamente.

O IPOL participa ainda do Observatório da Educação na Fronteira, projeto interinstitucional financiado pela CAPES (Edital 038/2010/CAPES/INEP – Programa Observatório da Educação). O Instituto é responsável pelo desenvolvimento de diagnósticos sociolinguísticos nas escolas localizadas em zonas fronteiriças envolvidas nesse projeto. O Observatório da Educação na Fronteira aprofunda pesquisas para qualificação do Ensino Fundamental em contextos plurilíngues e multiculturais. Pesquisadores do IPOL participam do Observatório Lingüístico da Educação Escolar Indígena no Território Etnoeducacional Leste, que integra o projeto interinstitucional “Práticas de Interculturalidade, Plurilinguismo e Aprendizagem nas propostas de formação de professores nas escolas indígenas: explorando perspectivas interdisciplinares” apresentado ao edital do Observatório da Educação Escolar Indígena, nº 001/2009 da CAPES/DEB – SECAD – INEP.

O subprojeto em questão objetiva desenvolver um modelo de acompanhamento dos resultados linguísticos das escolas indígenas do Território Etnoeducacional Leste, o qual inclui a comunidade linguística dos Guarani Mbyá. Além disso, atuam também na assessoria à Licenciatura em Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Amazonas/UFAM em São Gabriel da Cachoeira. Esta licenciatura ocorre em pólos indígenas nas línguas Tukano, Baniwa, Nheengatu e Português.

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