Referências audiovisuais

Nós e a cidade

Ariel Duarte Ortega

Ariel Duarte Ortega, (Sandro) ou Kuaraê Poty em língua Guarani, 1985, nasceu em Missiones, na Argentina, na comunidade Vera Guaçu, que carrega o nome do seu avô, Dionísio Duarte, na língua dos brancos. Dionísio é uma liderança histórica entre os Mbya e até hoje, aos 82 anos, é considerado o cacique geral dos Mbya de Missiones.

We are all indians – 2006 – Argentina – Excerto

Os Guarani Mbya viveram na floresta argentina desde a conquista espanhola. Por séculos, sua espiritualidade ancestral e sua vida atemporal protegeram-nos da ocidentalização. No entanto, a modernidade está lentamente tomando posse dos seus modos de vida. Este filme é um belo retrato de uma comunidade resistindo pela sua sobrevivência. 

(legendas em inglês)

Primeira parte da série Índios no Brasil

A primeira parte do documentário traz uma leitura contundente sobre o olhar equívoco de muitos brasileiros acerca das culturas indígenas. Dividido em 10 capítulos de 18 min cada, o recorte audiovisual traz informações edificantes para a noção da origem do Brasil a partir dos nossos antepassados. As demais partes do documentários produzido no ano 2000 podem ser acessadas na íntegra aqui.


Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s